Jornadas Profissionais 2014

jornadasprofissionais2014Foi no passado sábado que os Rotaract e Interact Clubs de Castelo Branco, em parceria com o Instituto Superior Politécnico e com a Câmara Municipal, levaram a cabo as Jornadas Profissionais, evento que consistia em apresentar uma série de Licenciaturas com vista a dissipar as dúvidas da juventude albicastrense para as suas escolhas académicas. Durante o dia, no Auditório da Biblioteca Municipal, as áreas de licenciaturas abordadas foram: Saúde, Engenharia, Humanidades e Sociedade.

 O dia começou com as intervenções da organização, com especial destaque para a intervenção do Presidente do IPCB, que louvando a iniciativa, exortou a assistência para a necessidade da formação superior.

Assim, na área Saúde, a Medicina ficou a cargo de Francisco Carvalho, Médico de Família; a Enfermagem foi abordada pela directora da Escola Superior de Saúde Lopes Dias, Paula Sapeta; Análises Clínicas por Hugo Geraldes, recém-diplomado neste curso; Psicologia por Clotilde Agostinho da Escola Superior de Educação e Ciências Farmacêuticas por Vítor Carmona, recém-diplomado e investigador na área.

Na Engenharia, que foi integralmente abordada por pessoas ligadas à Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, Armando Ramalho, falou aos presentes sobre Eng. Industrial, Filipe Fidalgo sobre a Eng. Informática e Rúben Freitas, finalista na Licenciatura de Eng. das Energias Renováveis, falou sobre este último curso. Por fim,  José Metrôlho, director da Escola, fez uma breve apresentação sobre a mesma.

Nas Humanidades e Sociedade, Direito foi exposto por Sónia Santos, Serviço Social pela Assistente Social e Rotária Elizabeth Correia, Arquitectura por Luís Rodrigues e por fim, Alfredo da Silva Correia, Rotário e cara bem conhecida da cidade, falou sobre a sua especialidade que é Gestão/Economia.

Com um auditório bem composto, se pode esclarecer dúvidas a mais de 3 dezenas de jovens que atenderam a esta iniciativa que visava esse mesmo dissipar de dúvidas.

O Rotaract e Interact Clubs agradecem imenso a colaboração do IPCB, CMCB, EST e ESALD, prometendo uma segunda edição deste evento.

O Rotaract Club é um grupo de jovens dos 18 aos 30 anos e o Interact dos 12 aos 18, ambos de ambos os sexos, que têm por objectivo principal o apoio à comunidade local em todas as suas vertentes, para além da promoção do companheirismo e amizade entre os seus membros, bem como a formação no âmbito da liderança. São, naturalmente, dois grupos de jovens abertos a toda a população.

in Diário Digital Castelo Branco