História

       

         O Rotaract, destinado a jovens adultos entre os 18 e os 30 anos, foi oficialmente inaugurado em Janeiro de 1968, sobre a presidência de Luther Hodges. A 13 de Março de 1968, o clube de Rotaract da Universidade da Carolina do Norte, apadrinhado pelo North Charlotte Rotary Club (EUA), foi o primeiro clube a receber oficialmente a sua carta constitucional.

          Os clubes “Vinte-Trinta”, reconhecidos como uma pré-configuração histórica do Rotaract, remontam a sua origem ao Rotary Clube de Sacramento (Califórnia, EUA). Estes clubes inspiravam-se nos princípios e objetivos básicos do Rotary e eram constituídos por jovens profissionais ou estudantes. A primeira reunião de um destes clubes remonta para 19 de Dezembro de 1922.

          Em 1987, foi lançado um projeto pelos clubes Rotaract de Heemstede e Hillegom–Lissee (Holanda) que atestam a genialidade demonstrada pelos rotaractistas. Com o intuito de recolher fundos para a PolioPlus, os membros destes dois clubes conceberam uma bicicleta anfíbio conduzida por 36 rotaractistas com o objetivo de atravessar o Canal da Mancha. Esta campanha permitiu recolher 200 000 Euros e permitiu introduzir estes rotaractistas no livro dos Recordes do Guinness pela sua rapidez na travessia.

          O Interact destinado a adolescentes dos 12 aos 18 anos é, provavelmente, o clube de serviço de jovens “em Rotary” que imprime a dinâmica mais forte. Instituído em 1962, este programa encontra sucesso imediato. Várias propostas foram apresentadas ao Conselho Administrativo do Rotary Internacional de modo a que os estudantes pudessem permanecer alguns anos após a conclusão do curso. Assim, além de impor limite de idade no seio do Interact, o Conselho Administrativo de Rotary Internacional decidiu estudar a hipótese de criar um novo programa de clubes de serviço destinado aos jovens adultos estudantes ou trabalhadores.

          A decisão de adoptar o programa Rotaract surge no momento em que os movimentos de protesto dos estudantes de todo o mundo suscitavam grande preocupação justo dos rotários. Para além de permitir aos elementos mais velhos do Interact continuarem no movimento rotário, tornou igualmente possível orientar as energias destes jovens adultos para atividades positivas no serviço às suas comunidades. O seu nome provém da contração dos termos “Rotary e “Acção”, no entanto a Universidade da Carolina do Norte havia já adoptado este nome em 1966 a partir dos termos “Rotary” e “Interact”.

          Os diferentes desenvolvimentos introduzidos ao longo dos anos 90 permitiram reforçar o movimento Rotaract. Em Fevereiro de 1991, o primeiro clube de Rotaract da Europa de Leste recebeu a sua carta constitucional em Budapeste na Hungria, isto graças ao esforço dos rotaractistas austríacos. Os laços com a Europa de Leste foram tão reforçados que estes mesmos rotaractistas austríacos aderiram ao Rotaract Clube de Praga obtendo a sua carta no final de 1991, e logo de seguida a Checoslováquia. Em Março de 1992, o Conselho de Administração do Rotary Internacional instituiu a semana mundial do Rotaract, celebrada todos os anos durante a semana do 13 de Março para comemorar a entrega da carta do primeiro Rotaract. Nesta semana de Rotaract, os rotaractactistas participam em reuniões, põe em prática projetos conjuntos e fazem troca de informações com clubes rotários que não apadrinham nenhum clube de Rotaract, com o intuito de mostrar as vantagens do programa rotaractista.